Páginas

SyntaxHighlighter

sábado, 10 de novembro de 2012

Expondo uma API para busca de CEPs com Google Cloud Endpoints

No Google IO 2012 foi lançado (por enquanto só para trusted testers) o Google Cloud Endpoints.
É um novo serviço do GAE que facilita (e muito) a publicação de APIs RESTful ou JSON RPC.
Na verdade as facilidades vão muito além do servidor. Foi incorporado no GPE (Google Plugin para Eclipse) um "gerador" que dada uma API, gera o código necessário para acessá-la de clientes: Android (Java) e/ou iOS (objective C). Além disso também é possível acessar os serviços via javascript usando o Google APIs Client Library for Javascript (mesma biblioteca utilizada para utilização das APIs Google).


Para testar esse novo serviço, me inscrevi no programa de trusted testers e criei uma aplicação que expõe uma API REST para busca de CEPs - usando uma biblioteca Java para busca de CEPs que criei um tempo atrás.
A aplicação possui apenas uma única classe: CepEndpoint. O gist abaixo mostra como o código é simples e como algumas simples anotações são suficientes para publicar um endpoint composto por alguns serviços.
Loading ....

Para testar a API publicada pode-se usar o Google APIs Explorer ou o "clientzinho web" que criei que invoca esse mesmo endpoint usando a API javascript.
Loading ....

Se derem uma olhada no código fonte, verão que aproveitei também pra dar uma treinada no desenvolvimento de aplicações HTML5 usando Angular JS e Bootstrap.

Use o link abaixo para acessar a aplicação:
http://busca-cep.appspot.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário